NUCLEARES / NUCLEOLARES
Voltar às árvores
Código Padrão Descrição Fotos
Padrão Nuclear Pontilhado Grosso Reticulado

O nucleoplasma apresenta-se com grânulos de aspecto grosseiro que se organizam em retículos associados a antígenos da matriz celular. Nucléolo, célula em divisão e citoplasma não fluorescentes.

Padrão Nuclear Pontilhado Quasi-Homogêneo

Núcleo celular com fluorescência pontilhada extremamente fina, aproximando-se da textura homogênea, com placa metafásica corada da mesma forma. É um padrão distinto dos padrões nuclear homogêneo e nuclear pontilhado fino denso.

AC-1 Padrão Nuclear Homogêneo

Nucleoplasma fluorescente de forma homogênea e regular. Não é possível distinguir a área de nucléolo e este é considerado não reagente. Placa metafásica cromossômica intensamente corada, de aspecto hialino, com decoração homogênea dos cromossomos, também positiva na anáfase e telófase. Citoplasma normalmente não fluorescente.

AC-2 Padrão Nuclear Pontilhado Fino Denso

Nucleoplasma da célula em intérfase apresenta-se como um pontilhado peculiar, de distribuição heterogênea, nucléolo não fluorescente. A célula em divisão apresenta decoração em pontilhado intenso e grosseiro dos cromossomos na placa metafásica, com citoplasma não fluorescente.

AC-3 Padrão Nuclear Pontilhado Centromérico

Nucleoplasma da célula em intérfase, apresentando-se pontilhado com um número constante de 46 pontos. Nucléolo normalmente não fluorescente, célula em divisão apresenta concentração dos pontos na placa metafásica. Citoplasma não fluorescente.

AC-4 Padrão Nuclear Pontilhado Fino

Nucleoplasma com granulação fina. Nucléolo, célula em divisão e citoplasma não fluorescentes.

AC-5 Padrão Nuclear Pontilhado Grosso

Nucleoplasma com grânulos de aspecto grosseiro, heterogêneos em tamanho e brilho, sendo que sobressaem alguns poucos grânulos maiores e mais brilhantes (1 a 6/núcleo) que correspondem ao corpo de Cajal, rico em ribonucleoproteínas do spliceossomo. Nucléolo, célula em divisão e citoplasma não fluorescentes.

AC-6 / 7 Padrão Nuclear Pontilhado Pontos Isolados

Nucleoplasma apresenta-se com pontos fluorescentes isolados (podendo ser fornecida como informação adicional o numero de pontos maior ou igual a 10 ou menos do que 10 pontos por núcleo). Nucléolo, célula em divisão e citoplasma não fluorescentes.

AC-8 Padrão Nucleolar Homogêneo

Nucléolo homogêneo, célula em divisão e citoplasma não fluorescentes.

AC-9 Padrão Nucleolar Aglomerado

O nucléolo se apresenta com grumos de intensa fluorescência (como cachos de uva). Citoplasma e núcleo não fluorescentes. A célula em divisão apresenta-se amorfa, com coloração delicada em volta dos cromossomos da placa metafásica

ac-10 Padrão Nucleolar Pontilhado

Decoração pontilhada nucleolar e 5 a 10 pontos distintos e brilhantes ao longo da placa metafásica cromossômica. Núcleo e citoplasma não corados.

AC-11 Padrão Nuclear Membrana Nuclear Contínua

    O padrão é caracterizado por uma fluorescência em toda a membrana nuclear em aspecto contínuo. Não observamos fluorescência em nucléolos e citoplasma; a célula em divisão em todos os estágios apresenta-se não fluorescente. Não confundir com o antigo padrão periférico observado em fígado de rato onde o DNA de dupla hélice se encontrava ancorado às proteínas da membrana nuclear, dando seu aspecto característico.

AC-11 / 12 Padrão Nuclear Membrana Nuclear

O padrão é caracterizado por uma fluorescência em toda a membrana nuclear (podendo ser emitida com informação adicional em aspecto contínuo ou pontilhado). Não observamos fluorescência em nucléolos e citoplasma; a célula em divisão em todos os estágios apresenta-se não fluorescente. Não confundir com o antigo padrão periférico observado em fígado de rato onde o DNA de dupla hélice se encontrava ancorado às proteínas da membrana nuclear, dando seu aspecto característico.

AC-12 Padrão Nuclear Membrana Nuclear Pontilhada

O padrão é caracterizado por uma fluorescência em toda a membrana nuclear em aspecto pontilhado. Não observamos fluorescência em nucléolos e citoplasma; a célula em divisão em todos os estágios apresenta-se não fluorescente. Não confundir com o antigo padrão periférico observado em fígado de rato onde o DNA de dupla hélice se encontrava ancorado às proteínas da membrana nuclear, dando seu aspecto característico.

AC-13 Padrão Nuclear Pontilhado Pleomórfico PCNA

O nucleoplasma apresenta-se totalmente não fluorescente na célula em fase G1 da intérfase, passando a pontilhado com grânulos variando de grosso, fino a fino denso na medida em que a célula evolui para as fases S e G2. Nucléolo e citoplasma não fluorescentes. Esse padrão é sugestivo de anticorpos anti-PCNA.

FUNDAÇÃO AROEIRA
Rua 261, Qd. 113 Lt. 11 n.º 226
Setor Leste Universitário
CEP: 74230-03, Goiânia-Go
Fone/fax: (62) 3565-4141 / (62) 3202-5626
E-mail: aroeira@aroeira.org.br